Gestão ambiental
Jaraguá do Sul, 19 de Outubro de 2011.
PARECER SOBRE O TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL PARA FABRICA DE REFRIGERANTES
Objetivo
Parecer técnico referente ao tratamento de efluente industrial para fabrica e refrigerantes “Borbulhante”
Cenário atual
Todos os setores da sociedade geram resíduos, como por exemplo, o setor de indústrias de refrigerantes. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de refrigerantes. Por isso, é muito importante o tratamento adequado destes resíduos, principalmente, dos efluentes líquidos que possuem elevada carga orgânica biodegradável, que quando lançados sem tratamento nos corpos d’água podem causar o consumo excessivo de oxigênio dissolvido na água.
Porém, para realizar o tratamento desses efluentes de forma sustentável e eficiente, é necessária a associação de diversos níveis de tratamento, devido ao elevado grau de complexidade da composição dos efluentes industriais gerados nestas indústrias.
A empresa “Borbulhante” atualmente capta água de entrada proveniente da rede de abastecimento regional e que garante o atendimento aos requisitos estabelecidos pelo ministério da saúde na Portaria 518 de 23/03/2004. Os controles analisados atualmente são realizados pelo laboratório da empresa com registro da situação por lote produzido. O laboratório possui equipamentos certificados pelo Inmetro e vistoriados anualmente pelo Ministério da Saúde.
Atualmente não possui nenhum controle de tratamento da água utilizada nos processos de lavagem dos recipientes, bem como não possui tratamento dos líquidos provenientes do processo.
Processo
A produção do refrigerante pode ser dividida em três etapas: preparo do xarope simples, obtenção do xarope composto e fabricação do refrigerante. A Figura 1 ilustra as principais etapas, entradas e saídas do processo de produção dos refrigerantes. A origem dos efluentes líquidos na indústria provém das etapas de lavagem (seja dos vasilhames, equipamentos ou da instalação