Gestão ambiental
Campus Paraíso do Tocantins
Professora:
Data:
Aluno:
Trabalho de Gestão Ambiental
Poluentes Atmosféricos:
-Monóxido de Carbono (CO)
-Dióxido de Enxofre (SO2)
Tecnologia de Tratamento/Preservação do Poluente:
-Conversor Catalítico
Monóxido de Carbono (CO)
O Monóxido de Carbono (CO) é um gás levemente inflamável, incolor, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade. É produzido pela queima em condições de pouco oxigênio (combustão incompleta) e/ou alta temperatura de carvão ou outros materiais ricos em carbono, como derivados de petróleo.
Principal fonte: Escape dos veículos motorizados; alguns processos industriais.
Dióxido de Enxofre (SO2)
O dióxido de enxofre é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um de enxofre; a sua fórmula química é SO2. É um gás denso, incolor, não inflamável e altamente tóxico e a sua inalação pode ser fortemente irritante.
É produzido naturalmente pelos vulcões e em certos processos industriais. Na indústria, o dióxido de enxofre serve, sobretudo para a produção de ácido sulfúrico, que possui numerosas aplicações como produto químico. É obtido a partir da combustão de enxofre ou da pirita. É ainda um gás emitido na queima de combustíveis em veículos e indústrias juntamente com óxidos de carbono CO e CO2, e de nitrogênio. É juntamente com o dióxido de nitrogênio NO2, um dos principais causadores da chuva ácida, pois, associado à água presente na atmosfera, forma ácido sulfuroso. Por ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente limita-se o teor de enxofre presente nos combustíveis de modo a diminuir a emissão desse gás.
Conversor Catalítico
Um conversor catalítico é um dispositivo usado para reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape de um motor de combustão interna. Introduzido nos Estados Unidos da América a partir de 1993 de forma a que fosse cumprida a Legislação exigida pela EPA sobre emissões de gases nocivos.