Gestão Ambiental
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA:
GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Sabemos que os fatores que afetam nosso meio ambiente e nosso ecossistema são infinitos. Nossas atividades diárias podem causar danos irreversíveis e estes podem ameaçar a própria existência da humanidade. A gestão ambiental vem nos mostrar esse novo modelo de desenvolvimento, que se preocupa com o equilíbrio entre as atividades humanas e o meio ambiente. Essa busca de equilíbrio pode ser chamada de desenvolvimento sustentável.
A gestão ambiental vem se tornando uma resposta constante e crescente em relação a gravidade dos impactos humanos nos ecossistemas naturais, diante da necessidade de melhorar a gestão do meio ambiente deu origem a várias novas técnicas tais como: Análise de impacto ambiental, que foi implantada pela primeira vez na Califórnia (USA) atualmente utilizada em todas as obras ou ações humanas que de alguma maneira interferem no ambiente natural.
No Brasil os órgãos responsáveis pela avaliação de impactos ambientais são o IBAMA e o INSTITUTO CHICO MENDES. Essa avaliação investiga e prescreve as medidas corretivas que devem ser tomadas para diminuir os efeitos negativos do empreendimento. Assim sendo o objetivo é agir em prol da conservação prudente e democrático do meio ambiente.
Outra técnica muito utilizada é a auditoria ambiental que utiliza o modelo de auditoria financeira utilizando os processos e resultados dos impactos ambientais. Uma das lições mais saudáveis das últimas décadas têm sido as “energias limpas”, como a energia elétrica provinda de fontes renováveis a partir de ventos, mares e radiação solar, embora envolva grandes custos.
A gestão ambiental tem se expandido e saindo do campo puramente governamental, passando a integrar o setor privado também, com o intuito de preservar para a sustentabilidade.
No documentário “Uma Verdade Inconveniente” Al Gore