GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
EXERCÍCIOS DE REVISÃO
1) Entre a Pré-História e a Revolução Industrial houve uma evidente alteração na relação do homem com a natureza. Descreva de maneira sucinta este processo.
Ao longo do tempo o homem muda suas necessidades quanto aos recursos retirados do meio ambiente (natureza), tendo na pré-história, a necessidade de consumo apenas de recursos básicos como a agua, o ar, os animais, as plantas e a terra. Na Revolução industrial, o homem começa a produzir em grande escala e para com isto, processos são desenvolvidos neste intuito, desconsiderando a geração de altos níveis de resíduos poluentes, além do consumo demasiado dos recursos naturais (matéria prima).
2) Quais as consequências ambientais da Revolução Industrial?
Na Revolução industrial, o homem começa a produzir em grande escala e para com isto, processos são desenvolvidos neste intuito, desconsiderando a geração de altos níveis de resíduos poluentes, além do consumo demasiado dos recursos naturais (matéria prima).
3) O que o livro “Primavera Silenciosa”, de Rachel Carlson, representou para a tomada de consciência ambiental?
Um alerta de forma a induzir a reação da população contra o uso abusivo de pesticidas.
4) Apresente duas vantagens no tratamento das questões ambientais pelas organizações.
A conscientização da humanidade de que o desenvolvimento industrial e produtivo na forma que é efetuada hoje, é prejudicial à saúde das pessoas e do planeta.
Criação de pensamentos em torno de um desenvolvimento sustentável, onde a produção não estivera apenas atrelada ao lucro, mas também a manutenção dos ecossistemas, reduzindo a poluição gerada e reduzindo o consumo de recurso não renováveis.
5) Do que tratou o relatório de Brundtland? Por que é considerado um marco na relação do homem com o meio ambiente?
Retrata a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo, mostrando a necessidade de uma nova relação entre ser