Gestão ambiental: um enfoque no desenvolvimento sustentável
Problemas relacionados á degradação do meio ambiente são abordados, tais como destruição de recursos naturais degradando possibilidade de sobrevivência, emissão de poluentes e agredindo fauna e flora de quebra. É preciso ter na empresa o meio ambiente como um dos focos, vindo primeiramente da diretoria e gerencia, chegando até nos envolvimentos entre mercado, fornecedores e cliente. Porque a integração de uma empresa com o meio ambiente na mesma possibilita melhor resultado na produtividade e na qualidade.
Existe um grande questionamento quanto a parte econômica, relacionado com questões ambientais, mas a tecnologia de meio ambiente tem se desenvolvido grandemente, proporcionando uma igualdade entre natureza e desenvolvimento industrial. Os investimentos feitos nessa área tendem a ter cada vez mais retorno positivo, primeiramente visando lucro e posteriormente a sustentabilidade tão aclamada na atualidade.
Dentro da própria organização encontra-se o programa de incentivo a diminuição de consumo, reciclagem, aproveitamento máximo de produtos. Lembrando que a gestão de qualidade empresarial foca na implantação em sistemas organizacionais que deem valor nos recursos naturais, na captação de matérias-primas e que não alterem nada sem seu ciclo.
Vemos o crescimento da ideia de ‘meio ambiente’ desde as décadas de 60 e 70, cresceu e se transformou junto com a cultura e a tecnologia, e veio ganhando mais força a cada década, se tornando principio fundamental. E com tanto crescimento e aspectos positivos ao redor de tudo que se referia a ‘ambiental’, os gastos com implementações foram vistos como investimentos e a longo prazo, grande vantagem na competitividade no