Gestão ambiental como ferramenta democrática descentralizando as ações e desenvolvendo a visão sustentável
GESTÃO, LICENCIAMENTO E AUDITORIA AMBIENTAL
DÉBORA SIMONE MACHADO COELHO
Gestão ambiental como ferramenta democrática
Descentralizando as ações e desenvolvendo a visão sustentável
Rio Grande- RS
2011
DÉBORA SIMONE MACHADO COELHO
Gestão ambiental como ferramenta democrática
Descentralizando as ações e desenvolvendo a visão sustentável
Trabalho apresentado ao Curso Especialização em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão Ambiental Aspectos Teóricos.
Profªs. Cristina Célia Krawuski
Irene Domene Zapparoli Ana Karina Ticianeli
Rio Grande- RS
2011
1 INTRODUÇÃO A globalização da economia visando produção em larga escala, melhorou o padrão de vida humano e o sistema capitalista precisou se adequar, de forma racional, investindo em minimização de impactos ambientais, internalizando os efeitos negativos à capacidade de carga ambiental por meio do desenvolvimento de novas necessidades e tecnologias, que por décadas foram utilizadas desordenadamente. Corroborando a essa assertativa, Souza (2006) afirma que: A racionalização de insumos se refletiu em economia para os empresários e, conseqüentemente, na redução de custos, e em alguns casos, quando os governos locais participaram mais ativamente desse processo, o investimento em uma produção ambientalmente responsável era compensado, pois se evitavam os possíveis custos com multas e taxas em função do descumprimento das legislações ambientais.
Entre os fatos que desencadearam a expectativa quanto ás exigências socioambientais foram os impactos ocorridos na década de 70, as crises no setor petrolífero em 1973 e 1979, que alertaram para a fragilidade da capacidade de carga do planeta e geraram questionamentos em prol dos direitos civis e ambientais (SOUZA, 2006). Atualmente o