Gestão Ambieltal
O Sistema Brasileiro de Certificação Ambiental é constituído pelas organizações credenciadas para certificarem, pelas empresas certificadas e pelo Inmetro, órgão do governo brasileiro responsável por regular a estrutura de certificação no Brasil. De todas as normas do compêndio ISO 14000, apenas a NBR ISO 14001, sobre Sistema de Gestão Ambiental e a NBR ISO 14040, sobre Análise do Ciclo de Vida são passíveis de avaliação de conformidade. Assim, quando uma empresa possui uma certificação ISO 14001 automaticamente sabemos que o seu Sistema de Gestão Ambiental encontra-se em conformidade com o estabelecido na NBR ISO 14001:2004.
Para obter uma certificação ISO 14001 é necessário contratar um Organismo de Certificação de Sistema de Gestão Ambiental – OCA, que são empresas certificadas pelo Inmetro que conduzem e concedem a certificação de conformidade, com base na norma ISO 14001. A relação das organizações credenciadas para certificarem e das empresas brasileiras com certificação ISO 14001 está disponível para consulta pública no portal do Inmetro na Internet.
Resumindo:
• O compêndio de normas ISO 14000 é um pacote internacional de regulamentações de adesão voluntária para a certificação de sistemas de gestão ambiental (SGA) e outras ações de caráter ambiental.
• A adoção e certificação de normas ISO 14000 por uma organização demonstra sua preocupação com o meio ambiente, pois obriga que a empresa assuma posturas proativas com relação às questões ambientais e tenha capacidade técnica para se adaptar às mudanças que o mercado exigir.
• A norma ISO 14001 define os requisitos mínimos para que um sistema de gestão ambiental (SGA) seja eficaz e as etapas para sua implantação.
• As ações Planejar, Implementar, Checar/Corrigir e Agir/Melhorar são fundamentais nos Sistemas de Gestão Ambiental e são chamadas de ciclo PDCA .
• Os sistemas de gestão ambiental podem ser aplicados a qualquer atividade econômica, pública ou privada,