Gestor
A memória descritiva e justificativa do projecto de arquitectura inclina-se sobre os seguintes aspectos: localização, conservação, objectivos, implantação, princípio de intervenção sobre o a ser implantada, conceito, programa, organização funcional, soluções construtivas, ventilação, climatização, iluminação e acessibilidades.
Localização | Conservação | Objectivos
O projecto localiza-se na Província de Gaza, Posto Administrativo de Chonguene – Universidade Pedagógica – Delegação de Gaza.
O terreno é composto por uma área enorme, devidamente emparceladas, são ocupados por quatro blocos em edifícios de um piso sem anexos.
As construções fazem parte do conjunto edificado que faz a frente urbana rural sem um elevado valor arquitectónico.
O terreno, pelo facto de não estar a ser utilizado, apresenta uma manutenção insuficiente.
O Projecto tem como intenção, por parte do Dono da Obra, a fazer várias edificações, que, pelo facto de não estar ocupado e sem um uso efectivo do mesmo, apresenta-se com como uma zona acidentada.
Em função do programa pretendido, que se estendia, em área, para além das edificações existentes, haverá necessidade de se criar mais edificações.
Esta edificação unir-se-á aos edifícios existentes, ocupando o interior do quarteirão.
Local da Implantação
O Posto Administrativo de Chonguene é uma zona rural e está a sensivelmente 16 kilómetros da cidade de Xai – Xai. Assim sendo, as tipologias de intervenção dividem-se em consultoria, implantanção e construção.
As três impuseram-se naturalmente em função do estado de conservação dos edifícios existentes, bem como do programa a introduzir.
Um dos edifícios existentes, em função do seu relativo bom estado de conservação e qualidade dos elementos decorativos, não precisarão de nenhuma reabilitação.
O edifício proposto, em forma de dois pisos dará origem a um pátio central e terá uma vista frontal aos edifícios existentes,