gestor e as novas tecnologias
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................5
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................8
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................................9
INTRODUÇÃO O uso da internet e das tecnologias de informação e comunicação no âmbito escolar é uma das exigências desse novo mundo, mundo este globalizado, exigente, crítico e acelerado. A escola é parte fundamental na construção dessa nova sociedade do conhecimento, pois o espaço escolar vai além das paredes da sala de aula, ora é o aluno que traz a informação de fora, ora é ele quem recebe as novas informações. Dentro desse contexto, o mundo digital vem permitindo que cada usuário seja o construtor de seu caminho que é único e personalizado.
As condições de gerenciamento de muitas das escolas públicas são precárias. Infraestrutura deficiente, professores mal preparados, classes barulhentas. É difícil falar em gestão inovadora nessas condições. Mesmo reconhecendo essa dificuldade estrutural, a competência de um diretor de escola pode suprir boa parte das deficiências.
A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola.
Desde a implantação da Lei Nº. 9394/96 (LDB – Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), nos deparamos com uma verdadeira revolução na gestão da escola e da figura do gestor escolar, pois inúmeras