Gestor Público
Prof. Rafael Brandão
Breve História da Administração
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração. Como ciência, a administração é um ramo das ciências humanas¹, ditas sociais, pois trata dos agrupamentos humanos. Do ponto de vista histórico, ao longo do tempo, é uma especialização do direito, como também da economia.
Administração ou gestão de empresas supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa.
Podemos definir de acordo com o exposto que o principal objeto da administração são as empresas devidamente constituídas, estas por sua vez se classificam e dividem por diversos parâmetros, então nosso primeiro passo é entender de forma abreviada quais são estes parâmetros.
Conceito de Empresa:
Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. As empresas se classificam quanto: - Ao Objetivo; - Ao Tamanho; - A Estrutura; - Ao Volume de Trabalho; - Ao Setor Econômico; - Ao Número de Proprietários; - Ao Fim.
Objetivos (comerciais, industriais, de prestação de serviços).
Os Objetivos são também chamados de Ramos de atividade, toda empresa necessariamente enquadra-se em um ou mais ramo de atividade.
Comércio : Ato de comprar mercadorias para as revender ou de fazer operações para este fim.
Industria: Setor da produção voltado para a transformação de matérias-primas em bens.