Gestor financeiro
Muitas mudanças e evoluções ocorreram no mercado de trabalho, economia e sociedade. Devido a isto as atribuições e focos do Gestor Financeiro mudaram também.
Com a redução dos índices inflacionários e ciranda financeira o foco de finanças passa de tesouraria para:
- Controladoria: gerar informações gerenciais para tomada de decisões.
- Planejamento: para se traçar estratégias de diferenciação e melhoria do desempenho empresarial.
- Controle de Custos: com base nas informações gerenciar os custos para manter e maximizar os resultados financeiros.
O profissional financeiro do século 21 ainda deve ter muito das características tradicionais, porém acrescidas de novos conhecimentos e maneiras de agir de modo a agregar valor às atividades da empresa e sociedade como um todo.
No meu ponto de vista o gestor financeiro deveria ter as seguintes características pessoais e profissionais:
CARACTERÍSTICAS PESSOAIS
São as mais importantes pois são inerentes ao ser humano, dependem de esforço pessoal muito grande para serem desenvolvidas e mantidas dia após dia em meio a tempestade de atribuições da vida.
- Transparência: Fundamental, pois sem transparência e clareza de atuação a gestão financeira torna-se impraticável e prejudicial à empresa.
- Ética: Segue os procedimentos, é justo e correto com os demais .
- Disciplina: uma vez traçado o caminho a ser seguido, estabelece a rotina e os meios claros e práticos para atingir os objetivos determinados.
- Comprometimento efetivo: Lidera pelo exemplo, está comprometido e quando diz "podem contar comigo" não fica apenas nas palavras mas demonstra com ações.
- Orientado para Resultados: Ao ter desafios se orienta para atingir os resultados esperados e nada menos do que o necessário é aceitável (não aceita a derrota ou adversidades, ele as supera).
- Disponibilidade: (para os subordinados e superiores) está disponível para os colaboradores e superiores,