Gestor Financeiro
.
Um gestor financeiro, ainda que lide com números e com as finanças de uma empresa é, antes de qualquer coisa, um gestor, portanto, também precisa ter algumas capacidades de gestão necessárias à função. As principais capacidades esperadas de um gestor financeiro são:
1. Capacidade de comunicação e trabalho em equipe
Devido a sua função e necessidade de interação com os demais membros da empresa, o gestor financeiro deve ter uma comunicação assertiva e clara, deixando evidenciados os objetivos da empresa e de todos os setores, em termos financeiros e estratégicos. Também deve ser um profissional com capacidade de trabalhar em equipe, pois além de comunicar de modo eficaz os objetivos e metas, precisa desenvolver, em equipe, projetos e atividades para alcançar os mesmos, de modo que todos os gestores da empresa se empenhem para tal fim.
2. Capacidade de realizar múltiplas tarefas
O gestor financeiro pode atuar em diversas oportunidades disponíveis no mercado, incluindo áreas operacionais da companhia, como gestor de caixa, passando por áreas estratégicas como analista financeiro, gerente de projetos financeiros, gerente de câmbio e gerente de dispêndio de capitais e também em áreas ligadas à parte fiscal como gerente de tributos e fundos de pensão.
Com esta ampla possibilidade de atuação, o gestor precisa conhecer seus diversos ramos de atuação, desenvolvendo as competências, habilidades e atitudes para o desempenho de tarefas diversas.
3. Capacidade de pesquisa e negociação
Uma capacidade desejada de todo gestor no mundo corporativo atual é sua capacidade de negociação, seja internamente com as áreas com as quais interage, seja externamente com fornecedores, clientes e comunidade. Para o gestor financeiro esta característica é fundamental na negociação do financiamento de todo o ativo e patrimônio da empresa, pois conforme a negociação a empresa poderá obter os melhores