Gestor de TI
Elson Jaime Guila
Escola Superior Técnica – Universidade Pedagógica elson.guila@gmail.com Resumo
Durante a análise documental dos programas do ensino das disciplinas do 2º ciclo do ESG, foi possível verificar que, embora as TIC’s estejam previstas no novo PCESG como disciplina, a partir da 10ª classe, elas não aparecem como sugestão metodológicas nas outras disciplinas - interdisciplinaridade.
Dada a natureza dos desafios impostos pela globalização, há uma necessidade não só de implementar as TIC’s como disciplina mas também sugerir de que forma as TIC’s podem apoiar as outras disciplinas de modo a alcançar os objectivos traçados.
Este trabalho é constituído por três capítulos. O primeiro capítulo apresenta a revisão bibliográfica onde estão patentes os pontos relevantes do artigo. O segundo capítulo apresenta a sugestão metodológica das TIC’s nas disciplinas do 2º Ciclo do ESG em Moçambique e, finalmente o terceiro capítulo apresenta as considerações finais e recomendações.
1. Introdução
A educação é um instrumento fundamental no desenvolvimento das sociedades, por isso, não pode ser considerada apenas um processo da influência do passado sobre o presente do educando. Por via da evolução do Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA), dentro dos seus objectivos ela deve criar possibilidades de auto-aprendizado ao aluno, na interacção que este tem com o seu meio.
Os objectivos da educação devem ir de acordo com as necessidades, tanto do aluno como da sociedade em que o mesmo está inserido, melhorando a sua capacidade e desenvolvendo habilidades durante as práticas educativas.
A eficácia das práticas educativas na sala e o alcance dos objectivos traçados partem de uma boa aplicação dos métodos, o uso de meios adequados para orientar o ensino em cada tema. Sendo assim, respondendo os desafios da globalização, o Plano