Gestor atual
A Era do Conhecimento trouxe desafios para o mundo corporativo. Dentre esses as mudanças evidenciadas na forma de liderar as pessoas. Se antes liderança significava ser autoritário, hoje as corporações buscam lideres que participam gestores do conhecimento, flexíveis, intuitivos e com grande espírito de equipe. Não há mais como manter uma relação de comando, controle e subordinação em um ambiente no qual, a cada dia exige-se um maior comprometimento das pessoas e a capacidade de compartilhar seus conhecimentos sem o medo de perder o lugar na organização.
As pessoas tem que se envolver no processo, sentir-se parte dele e, principalmente, serem responsáveis por ele. O gestor deve facilitar alimentar e alavancar o conhecimento das pessoas, assim maximizando a aprendizagem e incentivando as pessoas a se tornarem pensadores independentes, capazes de julgar a qualidade de suas próprias ideias sem a presença de um chefe ou superior.
Para tanto, esse gestor necessita, além de características como flexibilidade, criatividade, intuição, trabalho em equipe, entre outras, estar preocupado tanto com o seu aprendizado quanto com o da organização.
Comandar uma grande empresa requer habilidades para lidar com inúmeros desafios, que vão desde saber gerir equipes e mantê-las motivadas até traçar rotas de crescimento competitivas, mesmo com alguma alteração de regra do mercado.
Conhecer o outro e suas dificuldades, estar disposto a escuta, falar diretamente ao canal de comunicação dos seu pessoal valorizando suas principais habilidades, respeitando suas diferenças e considerando a verdade como uma questão mutável e imparcial, é sem dúvida uma das principais e mais requeridas habilidades do gestor.
Algumas habilidades são essenciais para executivos que conduzem cargos estratégicos das grandes companhias e querem fazer delas as melhores dentro de seus ramos de atividades.
Adaptabilidade
Uma hora, ele trabalha numa empresa petroquímica nacional. Em