Gestao
Apontamentos de: M.T.Moura e Xana
E-mail: m-t-moura@sapo.pt
Data: 13-11-2006
Livro:
Nota:
1
CAP. I - A Gestão e a sua evolução
Gestão – é o processo de se conseguir obter resultados (bens ou serviços) com o esforço dos outros. Pressupõe a existência e uma organização, isto é, várias pessoas desenvolvem uma actividade em conjunto para melhor atingirem objectivos comuns. Muitas vezes além da orientação e coordenação de pessoas a gestão implica também a afectação e o controlo de recursos financeiros e materiais.
Funções da gestão – a tarefa da gestão é interpretar os objectivos propostos e transformá-los em acção empresarial, através do planeamento, organização e controlo de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir os objectivos.
São quatro as funções da gestão:
1. Planeamento – é o processo de determinar antecipadamente o que deve ser feito e como fazê-lo.
Planeamento
≠ Previsão
O planeamento tem implícita a ideia de acção a desenvolver para que as coisas aconteçam, o que é diferente de esperar aconteça o que se previu. Os planos estabelecem a forma como a empresa irá desenvolver-se no futuro. Há que definir então quem vai actuar para que isso aconteça, quem são as pessoas, que actividade ou função cabe a cada uma isoladamente ou em grupo. Há que organizar.
2. Organização – consiste em estabelecer relações formais entre as pessoas, e entre estas e os recursos, para atingir os objectivos propostos. Um dos aspectos fundamentais desta função é assegurar que a pessoa certa, com as qualificações certas, está no local e no tempo certos para que melhor sejam cumpridos os objectivos.
2
3. Direcção – é o processo de influenciar o comportamento dos outros. A direcção envolve motivação, liderança e comunicação.
a) Motivação – é o esforço da vontade das pessoas se esforçarem para atingirem os objectivos da organização. Havendo motivação