Gestao
Empregador é aquele que admite, assalaria e dirige a prestação de serviço, assumindo os riscos.
Empregado é a pessoa física que presta o serviço de natureza não eventual, isto é, contínua, não podendo ser substituída durante vigência de seu contrato nas atividades realizadas. O trabalho pode ser realizado de forma livre, isto é, o empregado comercializa sua própria mão-de-obra e o empregador poderá negociar com este para pagar um valor que ache justo.
O relacionamento entre empregador e empregado passou por muitas modificações e continua em processo de evolução.
Há algumas décadas a massa de trabalhadores era explorada, nem mesmo mulheres ou crianças eram poupadas, chegando a trabalhar por 18 horas seguidas em locais inadequados e sem qualquer condição que preservasse a segurança e a saúde.
Hoje existem leis que amparam tanto o empregador como o empregado, visando o bem estar e integridade destes, além de estudos e técnicas que estão sendo desenvolvidos para melhorar este convívio, valorizando não só o aspecto profissional, mas principalmente o pessoal, criando laços de solidariedade, respeito e dignidade entre as partes envolvidas.
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
As normas e procedimentos de higiene e segurança do trabalho existem para garantir a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o de acidentes e doenças ao qual está exposto no ambiente em que executa suas atividades profissionais.
A empresa fica responsável por fiscalizar e controlar alguns aspectos importantes como: ruído, iluminação, temperatura, umidade e até mesmo fornecer equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI/ EPC) aos colaboradores, conscientizando-os da importância da utilização destes e garantindo seu uso contínuo.
Treinamentos para uso das máquinas de maneira segura e treinamento contra incêndios, estudos ergonômicos e modificações nos postos de trabalho quando necessário também são de responsabilidade