gestao
“Quando uma pessoa vai ao shopping, ao banco, ao restaurante mais badalado ou à escola, ela está se envolvendo com diferentes tipos de organizações. Aliás, as pessoas vivem quase sempre dentro ou em contato íntimo com organizações, seja para comprar, comer, estudar, abastecer seu carro, fazer musculação, tomar refrigerante, pagar as contas, tratar dos dentes ou da saúde. É que vivemos em uma sociedade de organizações e delas dependemos para nascer, aprender, trabalhar, viver, conviver e até para morrer” (CHIAVENATO, Idalberto – História da Administração – Editora Saraiva)
As organizações fornecem os meios de subsistências para muitas pessoas (salários, lucros, etc) e seu desempenho é importante para clientes e usuários, funcionários, acionistas, fornecedores e para a comunidade em geral.
Para atender a todas essas expectativas, as sociedades precisam ser bem administradas; é a administração que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.
Qual o conceito de Organização?
É um conjunto integrado de pessoas, recursos e competências reunidos para alcançar determinados objetivos comuns.
Administração:
As organizações não existem ao acaso. Elas não funcionam sozinhas. Todas elas precisam ser administradas. Por meio da Administração, definem-se todas as estratégias que uma organização deve utilizar para que possa ser eficiente e eficaz, gerar valor, criar riqueza e oferecer resultados.
Por que Homem Organizacional?
Incapacidade de Viver fora de uma Organização.
Vários Tipos de Organizações
Há no mundo atual uma infinidade de diferentes organizações:
Públicas;
Privadas;
Não governamentais;
Pequenas;
Médias;
Grandes;
Transnacional.
Recursos necessários às Organizações
Recursos humanos (pessoas)
Recursos necessários às Organizações
Recursos físicos (estrutura)
Recursos necessários às Organizações
Recursos físicos (estrutura)