Gestao
GESTÃO DO CONHECIMENTO
O conhecimento existe em nosso redor, na nossa empresa, na mesa ao lado ou em outra unidade da organização, ele existe em qualquer lugar do mundo, não importando a distancia. O conhecimento é uma mistura de experiência, valores e informações, é a capacidade de chegar a novas descobertas com base no aprendizado e na experiência.
Ele pode ser tratado como o “saber”, ter enfoques e emoções corretas. Gerenciar esse conhecimento significa transportá-lo, ele pode ser armazenado de diversas formas, tanto numa máquina quanto no cérebro do operador.
A gestão do conhecimento disponibiliza conhecimento útil, faz com que o operador tenha o recebimento do conhecimento no momento certo em que ele necessita.
O conhecimento exige análise, síntese e reflexões, por isso é considerado como informação valiosa. Ele é definido como a capacidade de agir, ele está próximo da ação. O conhecimento é uma vantagem competitiva, ele pode ser definido como uma mistura de experiências e valores. Ele tem origem e aplicação na mente dos conhecedores. O conhecimento só existe na mente humana.
O conhecimento é dividido em conhecimento tácito e conhecimento explícito.
O conhecimento tácito é todo conhecimento que a pessoa adquire ao longo da vida pela experiência, ele refere-se às habilidades das pessoas. Esse conhecimento está ligado ao individuo e é difícil de transmitir para outra pessoa. Todos nós temos esse conhecimento, porém é difícil de explicá-lo porque ele está dentro de nós.
Já o conhecimento explícito é o oposto do conhecimento tácito. Ele pode ser formalizado em textos, diagramas, folhetos, manuais ou guardado em bases de dados. Conhecimento explícito significa conhecimento explicado. Os conhecimentos tácitos e explícitos se completam.
Um exemplo é a implantação do programa do 5S em uma cooperativa de produtos rurais, com a intenção de introduzir ferramentas que produziram, controlaram e auxiliaram na solução de problemas.
Notou-se que na