Gestao
Pedagogia a Distancia
Filosofia II
Módulo III/ Atividade 12
Andréia Toneli 2/Uberlândia
1. Após ler os autores que tratam do existencialismo e do marxismo, defina em poucas palavras os dois pensamentos:
Existencialismo: corrente filosófica contemporânea que se firma na Europa logo depois da Primeira Guerra Mundial, tem seu desenvolvimento e expansão duas décadas posteriores à Segunda Guerra Mundial. O existencialismo se consolida em um período de forte crise na Europa, crise econômica, política e social. É marca deste momento a perda da liberdade da população, principalmente diante dos regimes totalitários.
Marxismo: Materialismo histórico é a concepção histórica onde o fator fundamental da existência humana é o econômico. Sustenta que toda luta política é luta de classes e que toda luta de classe é política.
2. Depois de ler o texto básico e assistir ao vídeo da disciplina, você tem condições de exercitar algumas reflexões sobre o pensamento filosófico do existencialismo e do marxismo.
Escreva um texto de 10 linhas sobre o que entendeu dos autores.
Para Martin Heidegger o ser nunca se manifesta diretamente, imediatamente, em si mesmo. O homem é a porta de acesso ao ser, mas, para se chegar a ver o ser por meio do homem, é necessário fazer com que o nosso conhecimento do homem seja isento de erro. Segundo Jaspers, o ser é acessível a nós pela compreensão. A compreensão existencial não é um simples apanhar, nem um conviver, mas um viver. Ele aponta na sua reflexão da existência, a problemática da morte. A morte é a situação limite de tudo que existe no mundo, explicita que toda experiência, todo estado e acontecimento, em um determinado momento, se desvanece. Karl Max acredita que as mudanças e o desenvolvimento da história, utiliza-se de fatores práticos, tecnológicos e o modo de produção, para ele o homem como um ser social histórico possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do