Gestao e analise financeira
No âmbito da disciplina de Gestão e Análise Financeira foi proposto um breve desenvolvimento ao tema em epígrafe, nesse sentido apresenta-se a abordagem ao mesmo de acordo com os capítulos propostos.
LIDERANÇA E CASOS DE LIDERANÇA NA VIDA DA EMPRESA
A liderança é um dos assuntos mais abordados no mundo económico relativamente à gestão das empresas. Durante muitos anos, a liderança foi estudada e entendida como um traço de personalidade, isto é, dependendo exclusivamente das características pessoais e inatas do sujeito. Actualmente, percebe-se que uma atitude de liderança depende da aprendizagem social do indivíduo e, por isso mesmo, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Neste sentido, a liderança é importante para os gestores de qualquer empresa devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia de um grupo e de uma organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso das organizações, não sendo identificada como uma tarefa simples de desenvolver. Pelo contrário, a liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é evolutiva e dinâmica, dotada de colaboradores dos mais diferentes tipos e, a todos eles, ter-se-lhes-á de passar, chegar e instruir igual mensagem, tornando-se, como próprios, os objectivos que as organizações se propõem e se atribuem. As organizações neste sentido organizam-se a elas próprias e se o mundo tem de aprender a gerir-se melhor, então muito mais colaboradores dentro das organizações terão de desempenhar o papel de líder, ou seja, pressupondo-se também a desenvolver competências comunicativas, construtivas e eventualmente realizáveis.
As empresas vêem-se assim obrigadas a elevar o paradigma da gestão, tornando-as mais preparadas, com maior capacidade de liderança, responsabilizando os gestores pelo cumprimento dos objectivos estratégicos previamente definidos, assim como os respectivos colaboradores. Por exemplo,