Gestao rh
Os custos relacionados aos estoques, sem dúvida é uma das principais preocupações para as empresas e para os administradores desses recursos. Para tal, deve-se manter um controle rigoroso para esse item, e baseados nessas informações, aplicar ações corretivas afim de reduzir tais custos. (Francischini e Gurgel – 2002) Manter estoques requer uma série de custos. Esses custos podem ser classificados em: custos diretamente proporcionais ao estoque, inversamente proporcionais e independentes da quantidade estocada.(Petrônio-2001) * Custos diretamente proporcionais: são aqueles que crescem com o aumento da quantidade estocada; * Custos inversamente proporcionais: são os custos que diminuem com o aumento do estoque médio, ou seja, quanto mais elevados os estoques, menores serão os custos; * Custos Independentes: são aqueles que não dependem do estoque mantido na empresa, geralmente é um valor fixo.
Segundo Dias, os custos gerados com o armazenamento de material podem ser: * Juros; * Depreciação; * Aluguel * Equipamentos de movimentação; * Deterioração; * Obsolescência; * Seguros; * Salários; * Conservação.
Todos esses custos podem ser agrupados da seguinte maneira: * Custos de capital (juros, depreciação); * Custos com pessoal (salários, encargos sociais); * Custos com edificação (aluguéis, impostos, luz, conservação); * Custos de manutenção (deterioração, obsolescência, equipamento).
A quantidade de estoque e o tempo de permanência são variáveis que contribuem para o aumento dos custos. (Dias, Marco Aurélio P.- 2010)
Tipos de custos
* Custo de pedido; * Custo de falta de estoque; * Custo de manutenção dos estoques; * Custo de armazenagem; * Custo Total.
1. Custo de pedido:
Este custo está relacionado aos custos de pedir e obter o material, podendo ser fixos e variáveis referente ao processo de