Gestao qualidade total
Resumo
A explosão da abordagem conhecida por Gestão pela Qualidade Total (doravante GQT) no início da última década do século passado merecia um estudo, uma pesquisa que procurasse sentir o real posicionamento da abordagem nos dias de hoje. A GQT, como é conhecida, se tornou moda e teve uma aceitação como nenhuma outra abordagem teve nos anos anteriores e nos anos seguintes e até os nossos dias. Nem mesmo a conhecida Reengenharia, que veio na mesma época teve sucesso semelhante. Ao contrário, rapidamente deixou de ser algo interessante e a GQT manteve a sua forte posição nas empresas brasileiras. Este artigo deriva de uma pesquisa aplicada em 400 participantes de cursos de pós-graduação, lato e stricto sensu. Todos os participantes já exerciam funções no terço médio/superior de suas organizações. E o número de organizações atingidas pela pesquisa chegou a 150. E, embora, tenha sido a “coqueluche” nas organizações no início da década de 90 do século passado, é certo que, após a aplicação da pesquisa, podemos afirmar que sua utilização ainda é digna de registro altamente positivo. Profissionais de consultoria e ocupantes de posição executiva buscam novos meios e modos de sua aplicação, não se concentrando, portanto, nas ferramentas que originaram o seu crescimento. Foi o que pudemos inferir e apresentar nesse artigo.
1- Objetivo Contribuir para a melhor compreensão da tecnologia conhecida mais popularmente por QUALIDADE TOTAL no contexto brasileiro. E, adicionalmente, fornecer subsídios para os interessados na sua aplicação, no estudo sistematizado ou em eventuais correlações que se pretenda fazer frente a outras tecnologias que, certamente, objetivam resultados finais semelhantes.
2- Justificativa
Há mais de 50 (cinqüenta) anos a administração é estudada no Brasil tendo como base estudos teóricos e conhecimento de práticas organizacionais, ocorridos em