Gestao publica
GESTÃO PÚBLICA
Conceitos Básicos
Prof. JOSÉ MAURÍCIO CONCEIÇÃO
Fevereiro/2011
ADMINISTRAÇÃO (ou GESTÃO) – É o estudo das organizações; é o ato de planeja, projetar, programar, controlar, bens, serviços ou pessoas; é o processo de tomada de decisão sobre objetivos e uso de recursos ou, ainda, refere-se aos dirigentes de uma organização e ao local nas instituições onde são tomadas decisões administrativas.
GESTÃO PÚBLICA é todo ato ou conjunto de atos, atividades e condutas emanados/praticados pelos agentes públicos, para gerenciar os bens públicos e prestar os serviços e realizar as obras que visam a satisfação das necessidades coletivas como, por exemplo, a educação, a saúde, a segurança, e que objetivam o bem estar da população.
ESTADO é o conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público, etc.) que controlam e administram uma nação.
Também significa país soberano, com estrutura própria e organizado política, social e jurídica, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigido por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente.
O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, e pela satisfação das necessidades coletivas básicas da Sociedade, como Educação, Saúde, Segurança, Cultura,
Assistência Social ...
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA é o conjunto de órgãos e agentes do Estado, bem como as demais entidades públicas
(autarquias, fundações e empresas estatais) que prestam serviços e/ou realizam as obras que visam atender as necessidades da população, ou seja, têm como objetivo precípuo atingir o bem estar da Sociedade.
A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA divide-se em DIRETA e INDIRETA.
Administração Pública Direta – É composta pelo próprio Ente da Federação, e seus órgãos públicos, que não possuem personalidade jurídica própria, fazendo parte do organismo principal do Ente
Federativo.
• Governo Federal (União) –