Gestao Por Competencias
As Políticas de Gestão de Pessoas através das Competências e suas Influências na Organização1
Resumo
O cenário corporativo atual é caracterizado pela intensidade com a qual o mundo vem se globalizando e pela velocidade nas inovações. O ambiente tem se transformado em bastante competitivo, o que passa a exigir mais das empresas que têm, como combustível na conquista e manutenção de um espaço no mercado, o conhecimento associado às habilidades e atitudes dos parceiros organizacionais para apresentar os resultados esperados pela empresa. Nesse cenário, é importante que sejam identificadas as competências que já existem na organização e as necessárias para que se possa atingir seus objetivos, cultivando a idéia entre os funcionários que ao melhorar suas competências serão beneficiados e trarão benefícios também à empresa em que trabalham. Este artigo tem o objetivo de apresentar os fatores que influenciam a gestão de pessoas e suas tendências, destrinchando o modelo de gestão de pessoas através das competências.
1. Introdução
Entre as décadas de 60 e 70 surgiram os primeiros estudos sobre o desempenho no âmbito organizacional, quando se iniciou a publicação de trabalhos e artigos abordando as variáveis de competências e suas implicações sobre o desempenho no trabalho, o que trouxe contribuições para a empresa. A partir daí, principalmente após a década de 80, grandes empresas começaram a desenvolver novos conceitos como Remuneração por Habilidades, por exemplo. No Brasil, tais conceitos tiveram destaque em 1995, quando foram implementados programas de remuneração baseado em competências e habilidades em grandes empresas aqui instaladas.
Hoje, na Era da Gestão de Pessoas por Competências, algumas empresas começam valorizam esse conceito e cultivam a idéia entre os funcionários que ao melhorar suas competências serão beneficiados e trarão benefícios também à empresa em que trabalham, formando uma espécie de ciclo através da