Gestao por competencias
Ano Lectivo: 2011/2012
Índice
Introdução.………………………………………………………………………………………...pág.3
Gestão por Competências…………………………………………………………………. pág.4-8 Sub-sistemas de Gestão por Competências………………………………pág.5 Mapeamento de Competências…………………………………………………..pág.6 Avaliação por Competências……………………………………………………….pág.6 Plano de Desenvolvimento por Competências……………………………pág.6 Alguns Benefícios da Gestão por Competências……………………pág.6-7
Conclusão…………………………………………………………………………………………….pág.9
Bibliografia…………………………………………………………………………………………..pág.10
Introdução
Breve definição de o que é a Gestão por Competências
A gestão por competências figura como alternativa aos modelos tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planear, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização, as competências necessárias à concretização dos seus objectivos.
A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.
A Gestão por Competências tenda evitar erros/lapsos de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-los ou minimizá-los. Sob essa perspectiva, minimizar eventuais erros/lapsos de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as discrepâncias entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências necessárias).
Gestão por competências
Muitos artigos recentes discutem a importância de administrarem-se as competências e o conhecimento organizacional para