gestao por competencia
Percebe-se um considerável crescente na utilizacao do termo de Gestão por Competência em empresas e ambiente acadêmicos, ultimamente. O termo competência é visto de vários modos nesses meios. Para Zarifian (1996) o termo competência, é visto como atitude, assumindo responsabilidades em frente às pressões do meio de trabalho competitivo. Para Dutra, competência são conhecimentos, habilidades e atitudes.
A gestão por competências tem sido apontada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações. Baseando-se no pressuposto de que o domínio de certos recursos é determinante do desempenho superior de pessoas e organizações, esse modelo propõe-se fundamentalmente a gerenciar o gap ou lacuna de competências, ou seja, a reduzir ao máximo a discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e aquelas já disponíveis na organização. (BRANDÃO E BAHRY 2005)
Hoje em dia, o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais altamente qualificados colocando Gestão por Competência como um recurso determinante Pois, segundo BRANDÃO E GUIMARÃES (2001), a busca pela competitividade impõe às empresas a necessidade de contar com profissionais altamente capacitados, aptos a fazer frente às ameaças e oportunidades do mercado.
O tema competência, em especial quando designado ao papel do gestor, embora não seja recente, é entendido como a capacidade de mobilizar, interar e colocar em ações conhecimentos, habilidades e atitudes (BITENCOURT. 2004).
Com isso, iremos mostrar detalhadamente todos os métodos, os instrumentos e as técnicas de todo o processo da Gestão por Competência, através de conceitos de competência, a história do termo competência, todos os níveis e tipos de competências, o mapeamento de competência e as suas aplicações.
2- Objetivos
Identificar e detalhar os tipos e níveis de competências em geral em uma organização.
2.1- Objetivos