gestao manutençao
Gestão da Manutenção
Fernando Campos
Leandro Lopes
Luiz Fernando Amorim
Pedro Cavalieri
05/12/2013
Professor: Leydervan
1. Introdução
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise do serviço oferecido por restaurantes, do ponto de vista da gestão da manutenção e baseado no modelo apresentado no artigo “A process view of maintence ans it’s stakeholders”. Através da análise pretende-se identificar e definir métodos e procedimentos de manutenção para garantir a satisfação dos clientes e demais stakeholders através dos requisitos dos mesmos.
É importante frisar que existem diversos modelos de restaurantes, definidos como estabelecimentos comerciais que oferecem serviços de alimentação. Essa variação traduzir-se-ia em diferentes procedimentos de manutenção e estratégias, logo foi escolhido um tipo de serviço para basear-se o trabalho. O modelo de restaurante escolhido foi “self service”, no qual os diversos tipos de alimentos e pratos são dispostos, o próprio cliente se serve, pesa o prato e senta-se. No modelo utilizado o preço cobrado varias de acordo com o peso do prato, já que é fixado um preço, normalmente para cada quilograma ou para cada 100 gramas de comida. Este modelo foi escolhido devido a maior proximidade dos envolvidos com o tipo de serviço, possibilitando melhores análises.
2. Mapeamento dos stakeholders
A palavra “stakeholders” é uma expressão de origem na língua inglesa e sua tradução literal para o português não transmitiria com clareza a real mensagem atribuída na sua língua de origem. Desta forma uma das melhores e mais utilizadas traduções é “partes interessadas”, logo stakeholders são todos os interessados ou impactados por uma determinada atividade, seja ela qual for.
Através de um processo indutivo procuro-se identificar abaixo os principais stakeholders do serviço analisado no trabalho para posterior análise dos