Gestao informacao
PÓS-GRADUAÇÃO – 2011 GESTÃO DA INFORMAÇÃO:
INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS
LEITURA FUNDAMENTAL – AULA I ALEXEY CARVALHO
Para citar este texto: CARVALHO, Alexey. Gestão da Informação: introdução e fundamentos. Departamento de Pós-Graduação e Extensão. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2010.
PARECER TÉCNICO Valter Oliveira REVISÃO GRAMATICAL Simone Nacaguma
PREPARAÇÃO GRÁFICA Lusana Veríssimo Renata Galdino Wellington Lopes
DIRETORIA DE EXTENSÃO E PÓSGRADUAÇÃO
Silvio Cecchi
Correspondência/Contato
Alameda Maria Tereza, 2000, Valinhos, São Paulo CEP. 13.278-181, Tel.: 19 3512-1700
© DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.
Publicação: Março de 2011.
1
GESTÃO DA FUNDAMENTOS
1. INTRODUÇÃO
INFORMAÇÃO:
INTRODUÇÃO
E
Hoje, o cenário que envolve a maioria das empresas é constituído de inúmeras transformações, que ocorrem de maneira extremamente acelerada e simultânea. São mudanças de ordem social, política, cultural, econômica, educacional, tecnológica, dentre outras, criando um ambiente de extrema complexidade. Ambiente este que exige da organização uma visão abrangente, que, no entanto, tanto os modelos tradicionais, analíticos, quanto os especialistas não permitem, impedindo uma efetiva gestão do conhecimento e da informação, indispensável dentro do atual contexto de exacerbada competitividade. Com o passar dos tempos, paralelamente às mudanças mencionadas, houve uma grande evolução das relações de trabalho e do perfil do trabalhador. Na sociedade agrícola e no período feudal, o trabalhador era o agricultor ou artesão, já na sociedade industrial, o trabalhador passou a ser o operário dentro das grandes fábricas; e, na sociedade atual, a Sociedade do Conhecimento para Druker (1969) ou Sociedade Pós-Industrial para Tofler (1980) ou Era da Informação para alguns autores, o trabalhador é aquele que