Gestao financeira
1. Descreva a relação geral entre Administração Financeira e Economia e explique como o administrador financeiro se baseia nos princípios de Macro e Microeconomia.
A importância da Economia para o desenvolvimento do ambiente financeiro se dá em função de suas áreas mais amplas:
Macroeconomia- estuda o ambiente global, institucional e internacional em que a empresa precisa operar. Fornece ao Administrador Financeiro uma visão clara das políticas do Governo e instituições privadas, através das quais a atividade econômica é controlada.
Microeconomia- trata da determinação de estratégias operacionais ótimas para empresas e indivíduos. O Administrador Financeiro vale-se das teorias Microeconômicas de operação da firma e maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem-sucedido. Precisa enfrentar não só outros concorrentes em seu setor, mas também as condições econômicas vigentes.
2. Como o administrador financeiro depende do contador? De que forma o resultado da Contabilidade age como insumo para a Administração Financeira?
O papel do Contador é prover dados que sejam desenvolvidos e interpretados com facilidade, sobre operações passadas, presentes e futuras da empresa. O Administrador Financeiro usa estes dados, seja em sua forma bruta, seja depois de fazer certos ajustes e análises, como um importante insumo ao processo de tomada de decisão financeira.
3. Quais são as maiores diferenças entre Contabilidade e Administração Financeira com respeito:
a) Ao reconhecimento de receitas e despesas?
O contador prepara as demonstrações financeiras com base na premissa de que as receitas devem ser reconhecidas por ocasião das vendas e as despesas quando incorridas. A receita oriunda da venda de mercadorias a crédito, pela qual não se tem recebido ainda o pagamento efetivo de caixa, aparece nas demonstrações financeiras da empresa como contas a receber, um ativo temporário. As despesas são