Gestao Financeira
Um balanço patrimonial tradicional apresenta as contas de passivo e ativo verticalmente. Ativo: circulante (disponível e do realizado a curto prazo) e não circulante (valores de longo prazo e investimentos permanentes considerados essenciais ao funcionamento da empresa). Passivo: circulante (obrigações da empresa em um curto prazo ou dentro do próximo ciclo de produção) e não circulante (obrigações para com os acionistas, sócios ou proprietários). Em geral, as contras de ativo e passivo vão se modificando de acordo com as operações realizadas pela empresa.
“O processo de produção se inicia com a transferência das matérias-primas do estoque para os departamento de produção dentro de uma fábrica”
Fases do ciclo físico de produção: armazenagem de matérias-primas, transformação das matérias-primas em produtos acabados e armazenagem dos produtos acabados. Ele abrange os ciclos econômico (prazo decorrido entre entrada de matéria-prima e saída de produto acabado) e financeiro (prazo decorrido entra saída e entrada de caixa).
Ciclo financeiro = ciclo econômico + prazo médio de recebimento das contas a receber – prazo médio das contas a pagar.
Quando as saídas de caixa ocorrem antes das entradas, existe uma necessidade de aplicação permanente de fundos (necessidade de capital de giro). - NGC = ativo cíclico – passivo cíclico -.
A NSG pode ser negativa caso as saídas ocorram após as entradas de caixa, tornando o passivo cíclico maior que o ativo.
CDG = passivo permanente – ativo permanente
T (saldo de tesouraria) = CDG – NDG
Tipo de balanço 1 (NCG > CDG ; saldo de tesouraria negativo). Tipo de balanço 2 (saldo de tesouraria positivo). Tipo de balanço 3 (risco de insolvência elevado). Tipo de balanço 4 (alto nível de oscilação da posição financeira).
“O autofinanciamento pode ser considerado como o motor da empresa”
Autofinanciamento = Lucro retido + depreciações e amortizações
A principal fonte de informações das operações de produção e venda é a