gestao financeira
Saranson (1982) observa que:
O enorme esforço e inventividade exigidos de um professor no apoio ao bom relacionamento tanto entre si mesmo e seus alunos quanto entre os próprios alunos ocasionalmente é definido como um desvio de seu papel educacional. (p.65).
Em minha prática cotidiana pedagógica, pude perceber as necessidades que tenho em relação as mesmas, por isso, orientada pela professora quanto aos tópicos deste relatório; abordarei no mesmo em seu capítulo I sobre os temas: a educação, a sociedade e a escola no contexto sócio-cultural atual, as tendências pedagógicas na prática educativa, o processo ensino-aprendizagem e a prática avaliativa, a metodologia de ensino e as relações interpessoais e a contextualização dos conhecimentos, competência e habilidades.
Já no capítulo II falarei sobre o projeto político pedagógico e as fontes que se estabelecem entre as teorias e as ações curriculares na escola.
Num terceiro momento (capítulo III) falo sobre o profissional reflexivo ante as mudanças da sociedade atual e a atitude crítica reflexiva na prática educativa e o uso dos aparatos tecnológicos, científicos e didáticos como subsídios imprescindíveis à prática educativa cotidiana e a reflexão sobre a prática docente.
Ao meu faz-se necessária esta reflexão por parte de nós formandos em Pedagogia, não só para a elaboração deste relatório monográfico, mas também como contribuição para aqueles que por acaso ou intencionalmente venham a lê-lo.
Para mim foi muito gratificante elaborar o mesmo e espero que o leitor deste venha a tirar algum proveito do mesmo, em sua prática pedagógica.
CAPÍTULO I
1. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENFOQUE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
1.1 A Educação, a Sociedade e a Escola no Contexto Sócio-Cultural Atual:
Criar os filhos educá-los, prepará-los para agir com responsabilidade e segurança no conturbado mundo em que hoje vivemos é uma tarefa tão exigente e desafiadora quanto