Gestao Familiar
Júlia Pereira
Resumo- O objetivo geral deste trabalho é realizar uma pesquisa exploratória que aponte as dificuldades que os empresários encontram em relação à gestão, profissionalização e sucessão em empresas familiares localizadas no Município de São José dos Campos. Para levantamento dos dados foi utilizada apenas a pesquisa quantitativa como meio para estabelecer uma análise estatística confiável, que obtenha opiniões, atitudes, preferências e comportamentos dos gestores. A análise dos resultados quantitativos mostrou a confirmação das teorias antes estudadas. Logo se conclui que a gestão familiar cresce continuamente e encontra problemas em comum em relação aos objetos estudados, com isso detectou-se a necessidade de mais planejamentos e informações para assim alcançar seus objetivos.
Palavras-chave: Desafios da Gestão Familiar, micro e pequenas empresas, São José dos Campos.
Área do Conhecimento: Técnico
Introdução
A formação das empresas no Brasil é originalmente familiar, pois muitas pessoas acreditam que levar as relações de parentesco harmoniosas para a vida profissional pode obter sucesso mesmo sem um planejamento prévio. Uma empresa familiar segundo Beltran (2011) é caracterizada por sua origem e história vinculada a uma família, que ainda mantém algum dos membros na administração e que estão ligadas as pelo menos duas gerações.
Alguns estudiosos se propuseram a discutir temas importantes dentro dessa tipicidade de negócio, como, influência da carga emocional entre os herdeiros; disputas ocorridas no passado que afetam a tomada de decisões; grau de profissionalização dos gestores; tomadas estratégicas entre outros, para delimitar as características da gestão familiar.
A fim de classificar as empresas familiares Lethbride (1997) definiu em três tipos: tradicional, híbrida e influência familiar. Cada uma apresenta