Gestao Estratégica
A DIVERSIDADE DE CAMINHOS, COMO PRÁTICA CORRETA PARA ALCANÇAR METAS E OBJETIVOS.
Para se alcançar um objetivo deve ter a opção de seguir alguns caminhos diferentes, pois ao longo do percurso, deve-se contar com situações adversas, de diferentes maneiras, e saber (ter uma estratégia /plano) como lidar (enfrenta-los), de maneira que o objetivo seja alcançado.
Ter uma visão “macro” da situação. Por vezes perdemos tempo enxergando as coisas de maneira diretas sem nos preocupar com o “todo”. Isso nos limita a tomar caminhos/decisões erroneamente e deixar de tomar a atitude certa que culminaria em um desfecho positivo e breve se visualizarmos as situações de maneira geral.
Toda estratégia não é 100% segura, sempre existe a possibilidade de algo dar errado. Isso deve ser sempre cogitado, trabalhar em cima de margem de erros e acertos. Diversificar sua tática de ação no mercado, utilizar as fraquezas do concorrente a seu favor terá grandes possibilidades de êxito.
Traçar sempre um plano reserva a ser tomado no caso da primeira estratégia falhar.
Aplicando SunTzu nos dias atuais podemos dizer que a variação tática é de suma importância para as organizações, pois o mercado está acirrado e cada vez mais competitivo. As organizações devem estar preparadas de tal maneira a agir de acordo com o ambiente. Várias opções para alcançar o objetivo (meta) devem ser estabelecida. O livro nos ensina de maneira clara que a derrota muitas vezes está atrelada a erros comumente visto nas organizações.
Quando o autor falar sobre Negligência, Covardia, Debilidade de honra, Temperamento impetuoso e Excesso de Solicitude, devemos levar esses itens ao contexto que vivemos percebendo o qual atual se torna essa leitura no sentido que essas características continuam sendo erros que possibilitam a queda de qualquer organização.
O gestor que enxerga as vantagens que a variação tática oferece, saberá gerir de maneira eficiente sua equipe e terá assim grande