Gestao estrategica
ETAPA 1
PASSO: 1
A palavra estratégia vem do grego “strategos” a arte do general. As definições do conceito de estratégia são quase tão numerosas quanto os autores que as referem. Existindo, embora, convergência em alguns aspectos que estão na base do conceito, o conteúdo e os processos de formação da estratégia é objeto de abordagens muito diversas que assentam na forma como os autores concebem a organização e entendem o seu funcionamento. A estratégia, na opinião de Ansoff (1965), é um conjunto de regras de tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e o seu ecossistema.
Porter (1980), por exemplo, define estratégia como ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento.
Martinet (1984), Estratégia designa o conjunto de critérios de decisão escolhido pelo núcleo estratégico para orientar de forma determinante e durável as atividades e a configuração da empresa. A estratégia da empresa consiste do conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa, ou seja, consiste na planificação dos meios a que esta deve recorrer para alcançar os objectivos que definiu. Trata-se dum plano através do qual as empresas estudam a melhor forma para alcançar os seus objectivos e que pressupõe a definição de quais os recursos mais valorizados e que deve ser utilizada para esse efeito, tendo por isso subjacente um conjunto de fatores como a natureza e relevância dos objetivos, a cultura da empresa, o risco percebido na envolvente, a inovação que é constante e as áreas nas quais intervêm.
Uma das componentes estratégicas reside na própria cultura da empresa que valoriza uma diferenciação que assenta no valor dos seus colaboradores e no seu "empowerment", e na sua