Gestao escolar i
Nesse novo cenário, especialmente quando se trata da gestão de escolas públicas, é inegável a importância da ação do gestor da escola para garantir a efetivação das conquistas legais e a democratização das relações e do ensino.
O primeiro destaque a ser feito a respeito do diretor da escola é que ele tem uma importância fundamental na organização e funcionamento da instituição escolar, em todos os seus aspectos: físicos, sócio - politico, relacional, material, financeiro e pedagógico. Nesta perspectiva, atenção, especial, deve ser dada aos aspectos relevantes que caracterizam o papel do diretor. È necessário conhecer historicamente a origem e o desenvolvimento dessa atividade e, atentos às novas realidades sociais, redimensionarmos sua função e, assim, contribuirmos para a melhoria da qualidade do ensino. A primeira organização da educação no Brasil, tanto para as questões administrativas como para as questões pedagógicas, baseou-se no Ratio Studiorum. Nele encontramos a figura do reitor, autoridade mais alta do Colégio, cuja atribuição se reduzia a observar o bom funcionamento do estabelecimento, tendo em vista o fortalecimento da fé cristã.
Em 1759, a Companhia de Jesus foi expulsa de Portugal e de suas Colônias, pelas ações desencadeadas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, nomeado primeiro ministro pelo Rei de Portugal, D. José I. O objetivo dessa ação era colocar Portugal em condições de competir com as nações estrangeiras.
Houve desta forma, uma mudança radical nos propósitos para a educação, quando em 1759, instituiu-se o Alvará Régio, o documento que passou a organizar a educação, criando, dentre outras medidas, o cargo de