Gestao Escolar Integrada
A teoria da administração científica é fruto do racionalismo, sendo que os primeiros teóricos a tratar do assunto foram Frederick Winslow Taylor (engenheiro norte-americano, 1856-1915) e Henri Fayol (engenheiro francês, 1841-1925), no princípio do século XX.
Taylor sistematizou os princípios da organização do trabalho, estabelecendo as funções de planejamento, supervisão e execução, a idéia de hierarquia dentro da empresa e a realização do trabalho por tarefas.
Sua obra foi completada por Fayol, que centrou suas preocupações no trabalho do administrador, levantando princípios de administração, dentre os quais a idéia de que “existe um homem certo para cada lugar”, legitimando desta forma a noção de que “uns nascem para administrar e outros para executar” (em outras palavras, uns nascem para mandar e outros para obedecer).
Na educação, o primeiro trabalho surge em 1913 com Franklin Bobbit, que aplica os princípios de Taylor à administração da escola, definindo a função do diretor como “identificador e distribuidor das tarefas inerentes à organização escolar”. No Brasil, Querino Ribeiro, em 1938, escreve trabalho pioneiro sobre o fayolismo na administração da escola pública.
Teorias da Administração Aplicada à Gestão Escolar II
Toda e qualquer organização necessita de uma prática administrativa que oriente na busca de seus objetivos. Ao longo da história foi surgindo uma ciência que visa subsidiar o processo de mediação para busca dos fins estabelecidos. Esta ciência é a Administração, que com o tempo foi se desenvolvendo lentamente, ao receber influência da filosofia, da igreja e das organizações militares. O processo de evolução da Administração é intensificado após a Revolução Industrial, e principalmente no século XX, surgindo várias teorias com aspiração de sistematizar o processo administrativo. Essas teorias atuam nas mais diversas organizações, embora sejam idealizadas em cenários