GESTAO EMPRESARIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A gestão empresarial refere-se ao processo e estruturas para direção e controle das empresas. Neste trabalho veremos a importância do orçamento na gestão empresarial, que é imprescindível para o desenvolvimento e fortalecimento das empresas.
2 DESENVOLVIMENTO
CONCEITO DE ORÇAMENTO
Um orçamento é o cálculo que é realizado com antecipação tanto das receitas como das despesas de uma empresa, uma entidade pública, um estado, ou simplesmente da economia familiar.
Graças a este instrumento as empresas, as instituições públicas, ou as pessoas, entre outras, desenvolverão seu planos, suas atividades, disponibilizarão suas prioridades e avaliarão os objetivos para atingir dentro de um ano.
Deve-se notar que muitas vezes neste caminho pode acontecer o que conhecemos como déficit, quando as despesas superam as receitas, ou o inverso, alcançar um superávit, que é quando as receitas são maiores que os gastos.
ORÇAMENTO GERAL
O orçamento empresarial deve detalhar quais serão as receitas e despesas da empresa dentro de períodos futuros. A elaboração de um orçamento deve sempre ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao histórico, aos resultados e pressupostos passados. Desta forma, um orçamento é um instrumento de gestão. É um instrumento de implementação da estratégia da empresa.
ORÇAMENTO FLEXÍVEL
Neste tipo de orçamento serve para controle e cálculo de custo por produto e a diversificação entre custos fixos e variáveis. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada máquina ou empregado produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.
PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO
Um orçamento equilibrado pressupõe realismo, no sentido de não ser