Gestao em segurança publica
A Polícia Militar é uma instituição que tem em sua história, no seu início e como surgiu, suas finalidades e sua evolução histórica através do tempo e das necessidades sociais, bem como seus feitos históricos, seus heróis que permaneceram anônimos, mas que neste estudo terão referencias, como forma de valorizar aqueles que deram suas vidas ou mesmo seu trabalho em prol de uma instituição que busca a pacificação social.
1.1 HISTÓRICO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, como outras Policias estaduais, também teve a sua história, apesar de pouco conhecida e divulgada no Estado, nesse trabalho estará sendo apresentada.
A identificação da evolução histórica da PMMS, seus heróis, bem como dando enfoque em sua participação desde a sua criação, passando pela Guerra do Paraguai e até os dias de hoje e está descrito na Revista da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
1.1.1 Homens do Mato
Criada a Polícia em 05 de Setembro de 1835, com a denominação de “Homens do Mato” ela prestou seus serviços primeiramente nas vilas do Mato Grosso, especialmente em Cuiabá, que se tornava capital da província, uma vez que Vila Bela entrava em decadência.
No sul de Mato Grosso, somente a cidade de Corumbá, antiga Albuquerque, existia como porto e povoado, pois era por ali que passavam as embarcações a procura dos espaços litorâneos e vice versa.
Surgiram os núcleos de Miranda, Nioaque, Paranaíba e Coxim, estas transformadas em vilas em meados do século XIX, quando os governos começaram a dotá-las de pequenos destacamentos policiais. Campo Grande, Bela Vista, Ponta Porã e Murtinho vieram depois, a primeira surgiu como vila em 1889 e as outras no decurso de 1900 a 1910, as quais foram transformadas em cidades no governo de Dom Aquino Corrêa. Neste mesmo período surgia a estrada de ferro Noroeste do Brasil, trazendo o