Gestao em frota
Os objetivos da terceirização de frota dizem respeito à diminuição de custos e busca da excelência na prestação de serviços de logística, com uma melhor qualidade, especialização e flexibilidade nas ações gerenciais. Trata-se de um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros, com os quais se estabelece uma relação de parceria, ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua. A transferência de atividades para fornecedores especializados, detentores de tecnologia própria e moderna, que tenham esta atividade terceirizada como sua atividade-fim, liberando a tomadora para concentrar seus esforços gerenciais em seu negócio principal, preservando e evoluindo em qualidade e produtividade, permite reduzir custos globais e ganhar competitividade. (ARAUJO, BRAGAGNOLO, 2007).
A origem da terceirização se deu nos Estados Unidos, logo após o início da Segunda Guerra Mundial, pois as indústrias bélicas tinham que se concentrar no desenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar algumas atividades a empresas prestadoras de serviço. Atualmente, esta ferramenta se dá como uma técnica moderna de administração e que se baseia num processo de gestão que tem critério de aplicação (inicio, meio e fim), uma visão temporal (curto, médio e longo prazo) e uma ótica estratégica, dimensionada para alcançar objetivos determinados e reconhecidos pela organização (ARAUJO, BRAGAGNOLO, 2007).
A terceirização foi implantada no Brasil, com a chegada das empresas multinacionais na década de 60. Entretanto, as empresas tomadoras de serviços de terceiros não enxergavam o grande potencial da terceirização e a utilizavam apenas para economizar em atividades insignificantes sem se preocupar em gerar ganhos de competitividade e eficiência. Da mesma forma, as empresas fornecedoras dos serviços não tinham a menor especialização, apenas forneciam funcionários para instalações do