Gestao do Sistema de Lubrificaçao
As vantagens de um programa de lubrificação estão relacionadas a reduções de custos em:
Paradas
Peças de reposição
Mão de obra
Horas extras
Consumo de energia
Contaminação do lubrificante
Degradação química do lubrificante
Escolha do lubrificante errado
Conhecimento insuficiente
O programa de gestão de lubrificação define um processo estruturado para ajudá-lo a construir um sólido programa de lubrificação e a superar esses problemas. O processo compreende cinco etapas principais:
Análise das necessidades
Consultores devem fazer uma avaliação preliminar das instalações para determinar o nível de maturidade do seu programa de lubrificação e definir o caminho a seguir. Normalmente, esta é uma atividade que dura um dia
Auditoria de lubrificação
Quando o nível de complexidade da instalação é elevado ou quando o cliente já implementou aperfeiçoamentos básicos em direção a uma lubrificação, uma avaliação minuciosa é recomendável.
Normalmente, é uma atividade que dura uma semana.
Proposta de aperfeiçoamento
Após as informações necessárias serem reunidas, é formado propostas de atividades específicas que ajudarão a aprimorar o programa de lubrificação existente, de acordo com os objetivos específicos.
Projeto e implementação
Uma vez discutidas e acordadas as propostas de aperfeiçoamento, pode-se oferecer suporte para a sua implementação. Esse suporte pode ser na forma de equipamento, treinamento, serviços de consultoria ou execução de tarefas específicas.
Otimização
Para medir a eficácia do programa, uma reavaliação é recomendável. Esta normalmente abre as