GESTAO DO CONHECIMENTO
Nos primórdios da administração o homem era visto apenas como um dente na engrenagem que movimentava a produção, pois, os que estavam no nível mais alto da escala hierárquica só focavam na tecnologia para trazer inovações aos maquinários a fim de aumentar a produtividade. Com o passar dos anos a velocidade de incrementação destas tecnologias foi reduzida drasticamente levando estes a pensar em outros mecanismos de competição e capacitação. Assim é abordado conceitos e definições a partir de alguns estudiosos como:
Quel (2006), Rosssato (2002) e Terra e Gordon (2011). Quando estes definem a gestão do conhecimento, como uma ferramenta que vai além da tecnologia ou gerenciamento da inovação.
CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO
Gestão de conhecimento é uma forma de computação colaborativa. É um processo que ajuda as empresas a identificar, selecionar, organizar, distribuir e transferir informações e conhecimento especializado que fazem parte da memória da empresa e que normalmente existem dentro delas de forma não estruturada. O conceito de gestão surgiu na década de 1980 e é definido como um estímulo para que haja uma troca de conhecimentos e de ideias entre pessoas para criar produtos e serviços que agreguem valor.
A gestão de conhecimento é o processo pelo qual as informações e as estatísticas referentes a pesquisa são transformadas em competências para o setor econômico.
Constatado que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa, faz-se necessário o seu gerenciamento. Não menosprezando esta fonte, existem outras fontes complementares, que devem ser reconhecidas, como por exemplo: fornecedores, Internet, consultorias, relatórios financeiros de concorrentes e universidades. Sendo assim terão maiores oportunidades de se tornarem mais lucrativas e eficientes.
Existem ainda dois tipos de conhecimentos, sendo eles:
EXPLÍCITO
TÁCITO
Conhecimento explícito: O conhecimento explícito diz respeito aos conhecimentos