Gestao do conhecimento
Data: 18/06/2011.
Curso: Administração
Conceitos de Conhecimento, Criação Organizacional, sua importância para as empresas hoje e como podem ser utilizados nas organizações na prática.
Introdução:
A Gestão do Conhecimento veio para fazer mudanças rápidas nas empresas. Essas mudanças estão ocorrendo no ambiente externo em múltiplas dimensões e em ritmo acelerado. Elas incluem novas formas de competição, globalização dos mercados e das cadeias de suprimentos, avanços tecnológicos, modificações nas forças de trabalho, etc. Com essas mudanças acontecendo, as organizações tem que se adequarem ao ambiente externo, pois é mudar ou morrer. As empresas necessitam fazer mudanças rápidas e contínuas para enfrentarem o ambiente atual, é onde se investe na Gestão do Conhecimento. Novos conhecimentos têm que ser adquiridos, transmitindo-os dentro da organização, para uma melhor criação de produtos, serviços, tecnologias e sistemas, perpetuando-se no interior da empresa. Nunca foi tão urgente e dramática a necessidade de conhecimento, de retomada de valores humanos, principalmente para aqueles que trabalham com tecnologia perecível como serviços ou produtos que envolvem informação. As empresas devem ter em mente que as pessoas são o maior patrimônio das empresas do século XXI, o século do conhecimento. O investimento é o melhor negócio.
Contexto:
Um novo tipo de gestão organizacional, onde os conceitos de aprendizagem contínua são desenvolvidos de uma forma sistêmica, tem sido implementado por diversas empresas. “Senge” apresenta um conjunto de cinco disciplinas de aprendizagem, que se desenvolvidas na organização,