Gestao do conhecimento
1. Gestao do Conhecimento: Estrategia Empresarial 2.1 Grande Desafio A Gestão do Conhecimento tem se convertido no diferencial de que se valem as empresas para adquirir competitividade e sobreviver à concorrência de mercado. Com o fenômeno da globalização, torno-se um mecanismo mediante, o qual as organizações acumulam riquezas, partindo do conhecimento de seus colaborados e que seus objetivos é tornar disponíveis grandes volumes de informação corporativa, compartilhando sempre as melhores praticas e tecnologias, além de permitir as identificação e o mapeamento dos ativos de conhecimento e informações, tornando-os utilizáveis e uteis e os transformando em informações essências ao desenvolvimento pessoal e coletivo.
A passagem para a sociedade do conhecimento elevou o paradoxo, de algo a ser eliminado e evitado, para algo a ser aceito e cultivado. As contradições, as inconsistências, os dilemas, as dualidades, as polaridades, as dicotomias e as oposições não são alheios ao conhecimento, a gestão do conhecimento, passa necessariamente pela compreensão das características e demandas do ambiente competitivo, e também pelo entendimento das necessidades individuais e coletivas associadas aos processos de criação e aprendizado, ou seja, o desafio de produzir mais e melhor, vai sendo substituindo pelo desafio permanente de criar novos produtos, serviços, processos e sistemas gerencias. A velocidade das transformações e complexidade crescente dos desafios, não permite mais concentrar estes esforços em alguns poucos indivíduos ou áreas das organizações.
Segundo Jose Cláudio Terra, para uma excelente Gestão de Conhecimento, é necessário antes de mais nada, além de significativos esforços de conscientização e de comunicação, uma ativa participação pessoal da alta administração, também apoiado por mudanças de processos, estruturas, sistemas de informação e de incentivo individual e coletivo. Dessa maneira reconhece as necessidades de estimular a