Gestao do conhecimento
A gestão do conhecimento é fundamental e imprescindível no papel estratégico da Segurança Patrimonial, visando o enfrentamento do mercado global.
Por Teanes Carlos Santos Silva
Em artigo que escrevi relacionado à Prevenção de Perdas em Recursos Humanos, comentei sobre gestão do conhecimento. Passado algum tempo fui cobrado por leitores para tratar com maior detalhamento este importante tema.
Alguns questionamentos:
Qual sua relevância?
Com o compromisso ao público leitor e abordo este capítulo sob o prisma da Segurança Empresarial.
Alguns estudos realizados, sejam acadêmicos ou na prática profissional, evidenciam a importância da gestão do conhecimento como forma de obtenção de melhores práticas de gestão nas organizações.
É importante o aprimoramento, capacitação e compartilhamento do conhecimento, assim como a ampliação e implantação de investimentos em ferramentas administrativas para este fim, buscando a melhoria contínua e eficaz.
Os profissionais sonham com organizações que patrocinem os cursos de aperfeiçoamento, MBA, especializações, cursos de extensão dentre outros. Algumas empresas não correspondem a estes anseios, muitas vezes, devido à falta de fidelidade dos empregados; contudo, o concorrente sempre irá buscá-los quando perceber que eles estão bem preparados.
Assim, estabelece-se um paradoxo, onde o profissional desmotivado com a empresa deixa de se preparar (através de financiamento próprio) e, como forma de vingança, vai à busca do concorrente; por seu lado, a empresa não investe em formação/capacitação de seu RH, pela falta de motivação do funcionário. O resultado dessa equação é de fácil previsão, ou seja, todos perdem.
Cada profissional deve gerir sua própria carreira, investindo em cursos que proporcionem a melhoria, principalmente no foco de atuação dele, e as empresas devem se ater a patrocinar os cursos técnicos , essenciais e específicos para cada departamento, conforme estratégia previamente definida para