Gestao do conhecimento
Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais
Cleonice Alves de ALMEIDA
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE PROCESSOS
São Paulo
2012
Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo
Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais
Cleonice Alves de ALMEIDA
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE PROCESSOS
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na Disciplina Gestão do Conhecimento, curso de pós-graduação lato sensu em “Gestão de Documentos de Arquivo” d a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
São Paulo
2012
INTRODUÇÃO
Notamos que a sociedade há um bom tempo vive um ambiente de extremas mudanças, e neste ambiente onde, conforme Nonaka (1991), a única certeza é a incerteza, o conhecimento (e não a informação) é fonte segura de vantagem competitiva.
A Sociedade da Informação deu lugar à Sociedade do Conhecimento, onde não basta ter informação, mas esta baseada na capacidade de transformar informação em conhecimento e este, em decisões e ações de negócio. O valor dos produtos e serviços nessa nova sociedade depende cada vez mais do percentual de inovação, tecnologia e inteligência a eles incorporados.
Muitas empresas vêm investindo altos numerários em tecnologia ou no gerenciamento da inovação. Porém, a Gestão do Conhecimento vai muito além disso, segundo Terra (2010), a Gestão do Conhecimento nas organizações passa, necessariamente, pela compreensão das características e demandas do ambiente competitivo e, também, pelo entendimento das necessidades individuais e coletivas.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
A gestão do conhecimento tem diversas definições porém cumpre é um "conjunto de táticas para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de idéias, solução de problemas e tomada de