Gestao Democratica
Resumo: Vivemos em uma sociedade democrática, conhecemos bem os benefícios, devemos ou não distribuir a responsabilidade da gerência da escola, a maioria provou que sim.
Uma administração democrática passa aos níveis inferiores os poderes e chances de mudança.
Essa mudança causa uma preocupação maior em procurar o melhor em todos os níveis da educação: diretores, administração, educadores, alunos, pais.
“O conceito de gestão democrática e participativa encontra-se definido no artigo 206 da Constituição Federal de 1998, no artigo 3° da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Em que pese os paradoxos dos avanços e recuos de suas definições e derivações práticas, a legislação brasileira concede aos educadores e a sociedade a base legal para exercer o controle democrático sobre os avanços educacionais, prestados pelo estado. (OLIVEIRA, 2010, p, 62)”.
A gestão democrática possibilita aos educadores liberdade para inovar porque dá o poder da decisão também, facilitando o acesso á diretoria e controle sobre a gestão.
A inovação do sistema é parte primordial para a proficiência dos alunos, traz a curiosidade e o interesse nas aulas evitando o abandono escolar. Essa modernidade é o caminho para o interesse dos jovens. Devemos nos atentar as essas mudanças como parte de uma gestão democrática.
A opinião de todos deve ser analisada e recebida com a mesma importância, o mesmo que a empresa que deseja o lucro é uma escola que visa o progresso do aluno no seu futuro emprego ou realização de vida.
A gestão deve trabalhar para um todo, dentro ou fora da escola, dando o exemplo da democracia em prática e do seu retorno.
Esperamos um retorno não para as estimativas e números, mas para mudarmos o rumo de nosso futuro, continuamos com a visão de períodos confusos de nossa historia, sabemos hoje que esse desinteresse ocasiona a falta de mão de obra especializada, a marginalidade e pior a dependência para