Gestao de riscos
Páginas
1. Introdução 1
2. Contextualização 2
3. Hipóteses 6
4. Justificativa e relevância do Estudo 6
5. Objectivos 7
6. Enquadramento Teórico e Conceptual 8
7. Metodologia 10
8. Resultados Esperados 11
9. Cronograma 12
10. Bibliografia 13
Introdução
Os escândalos financeiros ocorridos em todo o mundo, entre outras empresas despertam a sociedade em geral a necessidade de implementação de adequados sistemas de controlo interno com foco nas transações que dão origem aos registos contabilísticos com o fim último de garantir a proteção do seu património e recuperar a credibilidade no mercado de capitais.
Um adequado sistema de controlo interno tem um efeito preventivo na organização, contribui para a redução de custos e alcance de excelentes resultados, torna a empresa mais competitiva, fortalece a imagem da organização, permite uma eficiente gestão de erros, contribui para a credibilidade de resultados e redução de fraudes. E como meio para alcançar esses fins é necessário que acções, mudanças ou funções sejam tomadas e realizadas em conjunto, de modo a minimizar as limitações de efeitos isolados e garantir a implementação de um controlo efectivo.
Uma informação financeira credível e de qualidade permite o acompanhamento da evolução patrimonial, o conhecimento da situação patrimonial de exercícios anteriores e perspectivar o futuro financeiro da empresa. Para tal é necessário que o órgão de administração estabeleça procedimentos que garantem a implementação das políticas de gestão (por exemplo analise de riscos internos e externos e a transmissão de informação relevante a todos os sectores que asseguram a funcionalidade do controlo interno).
Importa frisar para que o controlo interno seja eficaz, e para que realmente auxilie a empresa ou entidade na prossecução dos seus objectivos, a