Gestao de recursos humanos
Sabemos que o trabalho cooperativo é muito mais eficiente que o trabalho competitivo, principalmente dentro de uma organização empresarial. Para que isso seja possivel há necessidade de trabalhos em grupos ou em equipe.
O chefe, o gerente, etc, todos que estão em cargos de mando tem de saber que a transformação de interações negativas em positivas é de uma grande importância. Ser chefe é ter responsabilidade na promoçao profissional do seu subalterno.
Sua atuação não é de chefia mas liderança, cooperação, orientação e coordenação.A dinâmica da administração deve atuar nos sentidos horizontal (colaboração) e nao vertical ( chefia).
Para um trabalho em grupo, não basta juntar várias pessoas num mesmo grupo e deixar os resultados por conta do acaso. Algumas regras devem ser observadas para que o trabalho em conjunto torne - se produtivo e contribua para o desenvolvimento da capacidade competitiva da empresa.
Nossas observações e estudos relacionados ao tema têm nos conduzido a algumas conclusões que apesar de parecerem óbvias, apresentam situações que raramente são encontradas na rotina de trabalho e na relações dentro de Organizações, departamentos, Áreas ou mesmo dentro das próprias equipes.
Por sinal, sempre que as pessoas se referem ao seu grupo de trabalho, mesmo os próprios Gerentes, utilizam o termo " minha equipe". Baseado na informaçaoque toda equipe é um grupo, porém, nem todo grupo é uma equipe.
Entendemos que Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma EQUIPE
Entendemos que Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e