Gestao de recursos humanos
07/06/2010
Gestão do Absenteísmo
Filed under: Sem categoria — rhpresence @ 20:01
O que é o Absenteísmo?
O termo absenteísmo ou absentismo é usado para designar a ausência ao trabalho por qualquer razão: doenças, acidentes de trabalho, direitos legais (doação e sangue, licença maternidade, etc.), fatores sociais (doença de parentes, por exemplo), fatores culturais extra ou intra-empresariais (emendar feriados, copa do mundo, feriados religiosos não oficiais, legalização de uma falta gerada por outra motivação não relacionada à saúde, etc.).
Por outro lado, o absenteísmo pode estar demonstrando uma rejeição ao trabalho, insatisfação com o salário, com as políticas da empresa, com as condições de trabalho e ainda pode estar diretamente ligado a problemas de ordem social, financeira ou emocional.
O principal passo a ser dado é descobrir o porquê dos funcionários estarem com um índice elevado de faltas ou atrasos. Nesse momento, vale investigar tudo. Às vezes, o colaborador mudou o trajeto até a empresa e agora precisa de mais uns cinco minutos para chegar ao local ou está passando por um problema de saúde, por isso os muitos atestados.
Enfim, nessa hora deve-se analisar todos os pontos para entender os motivos de tantos atrasos e faltas. As causas mais comuns para os colaboradores se ausentarem do trabalho são problemas de saúde, busca de um novo emprego, desmotivação e, principalmente, insatisfação.
Descobertos os reais motivos das faltas e atrasos, vale uma conversa com o colaborador para que, juntos, possam resolver a questão. É necessária uma flexibilidade por parte da empresa também, pois, às vezes, o problema começa dentro do ambiente de trabalho. O líder pode evitar o absenteísmo motivando a equipe, trabalhando questões comportamentais e, principalmente, melhorando processos internos.
Consequencias do Absenteísmo
O absenteísmo ocasiona não só custos diretos, mas também indiretos representados pela diminuição da produtividade, aumento do