Gestao de recursos humanos
3.3.1 REMUNERAÇÃO FUNCIONAL
Segundo Wood e Picarelli (2011, p. 49).
A remuneração funcional, ou remuneração por cargo, é a forma mais tradicional utilizada pelas empresas para recompensar seus funcionários por seu trabalho, representado ainda hoje a âncora, ou seja, a maior parcela do mix total da remuneração. [...] É também conhecida pela sigla PCS (Plano de Cargos e Salários). 3.3.2 REMUNERAÇÃO FUNCIONAL: O SALÁRIO BASEADO NO CARGO
Com a remuneração funcional presente, ou também remuneração por cargo, é uma das formas mais tradicionais utilizada pelas empresas para recompensar seus funcionários por seu trabalho.
Essas porém, não são as únicas razões pelas quais a remuneração funcional é tão amplamente utilizada. Pesquisadores que estudam a adoção de sistemas de gestão, como o sistema de cargos e salários, advogam que eles nem sempre são adotados por serem eficazes e gerarem soluções comprovadas. Freqüentemente, isto nem mesmo ocorre. A adoção muitas vezes ocorre por imitações ou mimetismo. As empresas tendem a imitar uma às outras na adoção desses sistemas e nem sempre existe um justificativa racional para esses comportamento. (Wood, 2011, p. 49)
3.3.2.1 Descrição de cargos
As descrições de cargos nas empresas não eram tão valorizadas, mas com o passar dos anos acabou passando a ser muito importante.
A descrição de cargos é a base do sistemas e deve ser objetiva, clara e concisa, não deixando dúvidas sobre o conteúdo e as características que distinguem um cargo do outro. Normalmente, é realizada pelo superior hierárquico do cargo descrito ou por um profissional da área de RH, com base em entrevistas e observações. (Wood, 2011, p. 51)
3.3.2.2 Avaliação de cargos
Para determinar o cargo de cada funcionários, para qual oferece mais qualidade no que faz, e passam por um tipo de avaliação de cargos.
A avaliação de cargos consiste em transformar os parâmetros